O Projeto Descobrir e Aprender compreende um conjunto de ferramentas didáticas e pedagógicas tendo como eixo norteador a coleção de livros didáticosconcebida a partir das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Resolução 5/2009 SEB/CNE). Compõem o projeto além da coleção de livros, os suplementos didáticos, formaçãode professores e serviço de consultoria para a construção de documentos legais,pedagógicos e outras formas de organização da Educação Infantil.
A coleção de livros é constituída por sete livros didáticos e suplementos direcionados para a Educação Infantil, contemplando crianças de 2 a 5 anos de idade, e objetiva proporcionar, por meio de recursos verbais e visuais, o desenvolvimento ativo das crianças em seus aspectos pessoal, social, afetivo, cultural, histórico, corporal e holístico.
O livro do Infantil 2 está organizado em um único volume. As experiências de aprendizagem foram estruturadas de forma interdisciplinar, visando contemplar identidade, linguagem corporal, musical, artística, oral e escrita, matemática, natureza, cultura e sociedade.
Os livros do Infantil 3 são organizados em dois volumes, sendo um voltado para as experiências de Linguagem e Matemática e o outro para Sociedade e Natureza. A obra busca estimular a criança a explorar atividades que envolvam a linguagem, destacando-se a inserção no mundo letrado. Em cada unidade, as atividades contemplam uma diversidade de textos e de imagens significativas para as crianças. Em relação à matemática, o livro permite que as crianças entrem em contato de forma contextualizada com números, formas e conceitos básicos de lateralidade, organização espacial e classificação. Em Natureza e Sociedade, apresentam-se experiências educativas que estimulam a compreensão dos fenômenos sociais e naturais, numa ação interdisciplinar.
As unidades destes livros são ricas em gêneros textuais diversos, o que permitem a construção e o desenvolvimento da linguagem por meio de atividades que estimulam a oralidade, a leitura e a escrita espontânea. Na Matemática, a proposta é voltada para o estimulo ao raciocínio lógico numa perspectiva lúdica, significativa e desafiadora. A interação dos eixos de natureza e sociedade propicia a formação de hábitos saudáveis, estimulando a qualidade de vida, valorizando o cuidado com a natureza e despertando na criança a curiosidade pelo mundo social.
As atividades dos livros do Infantil 5 visam contribuir para a inserção da criança no mundo letrado. As atividades partem de textos que podem ser explorados pelo professor estimulando na criança práticas verbais, proporcionando o desenvolvimento da competência leitora e escritora. Na Matemática, as experiências educacionais estão presentes em vários aspectos do cotidiano da vida da criança. No contexto de Sociedade e Natureza, o livro propõe motivar na criança o interesse, a imaginação e a capacidade de conhecer histórias diversas além de lidar com informações sobre os diferentes tipos de relações sociais, culturais, históricas e geográficas.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.